+Saúde com capacitação: A Secretaria de Saúde realizou a Oficina Previne Brasil através de reunião com os profissionais da Atenção básica.
A enfermeira Rosivane de Carvalho intensificou a abordagem sobre o novo modelo do Programa Atenção Primária Básica de Saude.
O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
A Coordenadora da Atenção Primária Básica, Beatriz Martins falou sobre as metas e propostas que a Secretaria de Saude irá desenvolver ao longo do ano de 2023.