Política

Trabalhadores podem sacar abono salarial até 28 de junho Publicada em 22/05/2013 08:03:03
O prazo para saque se encerra no dia 28 de junho. Contribuinte que não sacar, perde o direito ao benefício
Mais de 1 milhão de trabalhadores brasileiros ainda não foram sacar o benefício do abono salarial, referente à 2012/2013. O prazo para o saque se encerra no dia 28 de junho e o valor do benefício é dede R$ 678,00. Desde abril, o Ministério do Trabalho e Emprego vem notificando por carta os contribuintes que ainda não foram buscar o benefício.
De um total de 20,7 milhões de trabalhadores aptos a receber o benefício, 19,5 milhões já fizeram o saque, uma taxa de 94,4%, a um custo de mais R$ 12 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Segundo o levantamento de saques efetivados, a região Nordeste foi a que conseguiu alcançar o maior número de trabalhadores, 4.364.775 dos 4.533.023 que tem direito ao benefício, uma taxa de cobertura de 96, 29%.
Já a região Norte foi a que pagou o beneficio a um menor número de trabalhadores, uma taxa de cobertura de 91,67%, alcançando 999 mil dos 1.090.107 trabalhadores. Entre os estados, Sergipe foi onde ocorreu o maior número de pagamentos (192.683), cerca de 98,05% dos trabalhadores, enquanto no Acre a taxa de cobertura foi a menor (90,66%), alcançando 42.286 abonos pagos.
Abono Salarial
O Abono Salarial PIS/Pasep é um benefício que todo trabalhador tem direito, desde que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, 2 salários mínimos, além de estar cadastrado no programa por pelo menos 5 anos e informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Programa de Integração Social
Os fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são constituídos com a arrecadação das contribuições dos trabalhadores.
O PIS Promove a integração do empregado com a empresa privada em que trabalha. Com o número de inscrição no PIS em mãos, o cidadão pode realizar consultas e saques dos benefícios sociais administrados pela Caixa.
Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa e os inscritos no Pasep no Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.
Saiba mais sobre o PIS/Pasep no Portal Brasil.

Mais em Política


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!